Anita Garibaldi, Heroína dos dois mundos
- Myriã Almas e Ana Nunes

- 13 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A Heroína dos dois mundos participou de batalhas no Brasil e na Itália ao lado do marido Giuseppe Garibaldi

No Brasil lutou na Revolução Farroupilha e na batalha dos Curitibanos. Na Itália lutou na batalha de Gianicolo.
A virginiana nasceu em Morrinhos, então município de Laguna em Santa Catarina no dia 30 de agosto de 1835, com o nome de batismo de Ana Maria Ribeiro da Silva, casou-se com um sapateiro aos 14 anos após a morte de seu pai. Após três anos de matrimônio o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.
Se apaixonou pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi que lutava na batalha dos farrapos pela libertação do Rio Grande do Sul.
Anita se apaixonou por ele e pelas batalhas e então começou a lutar ao lado de Giuseppe.
Foi capturada durante a batalha dos Curitibanos mas fugiu a nada pelo rio Canoas.
Lutou pela unificação da Itália.
E morreu durante uma viagem a Roma.
Anita é grande exemplo da força e da bravura de uma mulher. Movida pela paixão e, talvez, pela inconsequência para sua época. Uma mulher a frente de seu tempo que ousou de separar e fugir para lutar ao lado de um grande amor por ideal de liberdade. A verdade é que o desejo de liberdade sempre morou no peito e na alma de Ana Maria de Jesus. Foi julgada por suas escolhas, teve dedos apintados em seu rosto e passou pela desmoralização de ter sua imagem destruída perante a então sociedade tradicional do Rio Grande. Porém para muitas e muitos Anita era um verdadeiro exemplo de como lutar e enfrentar a vida sendo quem e o quer queria ser!! Viveu e desfrutou da liberdade de ser mulher!!
"Não tenha medo de viver, correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parado". Anita Garibaldi.




Comentários