Lute como uma mulher
- Myriã Almas e Ana Nunes

- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

"As mulheres estão se colocando à frente para mostrar ao mundo como gerenciar um caminho confuso para a nossa família humana" colunista Avivah Wittenberg-Coxn da revista Forbes.
A Alemanha, Nova Zelândia, o Taiwan, a Finlândia e a Islândia estão tendo os melhores resultados no combate ao Corona Vírus. Mas a quê esses países têm em comun? Todos são governados por MULHERES.
A Presidente de Taiwan surpreendeu pela agilidade, o país é uma ilha próxima à China. No dia 31 de dezembro ficou sabendo que na cidade de Wuhan, que foi o epicentro do corona, havia uma pessoa que foi diagnosticada com um vírus, até então, desconhecido. No mesmo dia Tsai Ing-wen determinou que todas pessoas que chegassem da cidade deveriam ser investigados. Alguns dias depois é que a Organização Mundial da Saúde, organismo do qual Taiwan não faz parte, viria a declarar que o vírus era transmissível entre humanos. E o mais impressionante é que em janeiro, dois meses antes de a OMS declarar a pandemia, Tsai apresentou 124 medidas para evitar que o vírus se espalhasse sem ter de recorrer ao isolamento total, que é uma das principais medidas adotadas em alguns países. O Taiwan contabiliza um saldo de 429 casos e apenas seis mortes.
Apesar de ter sido durante atingida pelo Covid-19, a Alemanha apresentou baixo indice de mortalidade causada pela doença cerca de 1,6%. Isso porque a Presidente Angela Merkel ofereceu milhares de leito de leitos de UTI em todo país, além de proteger o pessoal da saúde com os equipamentos adequados.
A Finlândia tem a chefe de Estado mais jovem do mundo, Sanna Marin tem apenas 34 anos. No país não faltam respiradores nem mascaras, isso porquê Sanna tomou a decisão abrir os armazéns de de materiais médicos, energéticos e alimentícios que foram implantados desde a Guerra Fria. Além disso, o país tem plano de contingência contra qualquer calamidade e é considerado o mais bem preparado do mundo contra a pandemia.
A Islândia está oferecendo testes gratuitos para cidadãos com ou sem sintomas da doença. O país é liderado por Katrín Jakobsdóttir que instituiu um sistema de rastreamento de casos, permitindo que não fosse necessário o isolamento ou fechamento de escolas.
A Nova Zelândia, liderada por Jacinda Ardern, é um país pequeno, sua população é menor que da cidade de São Paulo, porém as decisões de Jacinda contribuíram para que o o vírus não se alastrasse pelo país. Que determinou de imediato o fechamento de fronteiras, testes em massa para a população e medidas rigorosas de isolamento.




Comentários