Feminismo vs femismo
- Myriã Almas e Ana Nunes

- 30 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2020
Mesmo com a facilidade ao acesso de informações, muitas pessoas confundem o femismo com o feminismo. Entenda a diferença entre ambos.
Feminismo
Feminismo é um movimento social que busca equidade entre gêneros, etnia e classe social, ou seja, que todos tenham direitos e acessos às mesmas oportunidades, levando em consideração os privilégios que já possuem. Usando diretrizes teóricas, políticas e filosóficas. O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito.
O movimento ganhou força no final do século IX até meados do século XX, quando as mulheres reivindicaram os seus direitos. Foi então que surgiu a declaração dos direitos da mulher e da cidadã, que realçava a importância feminina na política e na economia, que abordava discussões sobre igualdades e direitos, esse documento foi escrito por Olympe de Gouges. Ela era uma dramaturga defensora da democracia e dos direitos das mulheres.
Vertentes do feminismo
· Feminismo radical
· Feminismo liberal
· Ondas do feminismo
Femismo
Femismo é igual o machismo, acreditasse que o sexo feminino é superior ao masculino, neste caso os homens são os oprimidos e as mulheres as opressoras. O femismo segue a mesma linha do machismo, porém pautado por preconceitos e comentários agressivos sobre e para homens. Busca a exaltação da mulher e a instauração de um reino matriarcal.
Equidade e igualdade
Refere a situações idênticas, e equivalente para todas as pessoas e situações sem distinção. Equidade busca analisar de forma justa e imparcial cada caso para que não tenha desigualdades e injustiças.
Por tanto o feminismo está ligado ao conceito de equidade e o femismo ao conceito de igualdade da sociedade.






Comentários