top of page

Margaret Hamilton, a mulher que criou o programa de voo da Apollo 11

  • Foto do escritor: Myriã Almas e Ana Nunes
    Myriã Almas e Ana Nunes
  • 27 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

ree
Margaret Hamilton criou o programa de voo da Apollo 11

Ela foi pioneira na tecnologia e ajudou a NASA a aterrissar na Lua.


Nascida em 17 de agosto de 1936 Margaret Heafield Hamilton foi a primeira programadora de software de computador. Margaret criou o termo engenheiro de software para descrever seu trabalho. Ela ajudou a escrever o código do computador para os módulos lunares e de comando usados nas missões Apollo à Lua no final dos anos 1960 e início dos anos 70.


Nascida em Paoli, Indiana, Margaret conheceu então seu futuro esposos James Hamilton enquanto estudava matemática e filosofia no Earlham College em Richmond (Indiana). Depois de se formar em 1958, ela ensinou matemática no ensino médio por um curto período de tempo. O casal então se mudou para Boston. Embora Margaret planejasse estudar matemática abstrata na Universidade Brandeis, ela aceitou um emprego no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) enquanto seu marido estudava na Harvard Law School. No MIT, ela começou a programar software para prever o clima e fez um trabalho de pós-graduação em meteorologia.


ree
Margaret Hamilton, a mulher que criou o programa de voo da Apollo 11

No início dos anos 1960, Hamilton ingressou no Lincoln Laboratory do MIT, onde estava envolvida no projeto Semi-Automatic Ground Environment (SAGE), o primeiro sistema de defesa aérea dos EUA. Ela escreveu um software para um programa para identificar aeronaves inimigas. Hamilton trabalhou em seguida no Laboratório de Instrumentação do MIT (agora independente, Charles Stark Draper Laboratory), que fornecia tecnologia aeronáutica para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço(NASA). Ela liderou uma equipe encarregada de desenvolver o software para os sistemas de orientação e controle dos comandos de bordo e módulos lunares das missões Apollo. Na época, nenhuma escola ensinava engenharia de software; portanto, os membros da equipe tinham que resolver os problemas por conta própria. A própria Hamilton concentrou-se especificamente no software para detectar erros do sistema e recuperar informações em uma falha no computador. Ambos os elementos foram cruciais durante a missão Apollo 11 (1969), que levou os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua.


ree
Margaret Hamilton, a mulher que criou o programa de voo da Apollo 11

Hamilton deixou o MIT em meados da década de 1970 para trabalhar no setor privado. Ela fundou a empresa Higher Order Software em 1976 e estabeleceu Hamilton Technologies 10 anos depois.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2020 por As Madalenas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page